Escola dos Sentidos


A Escola dos Sentidos, está localizada na encosta do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Um desafio lançado pela Câmara Municipal de Gaia, para pensar numa escola de Futuro.

O conceito surgiu do mote “uma escola de futuro”, a qual deverá estimular os sentidos humanos, num relacionamento com a comunidade, unir as gerações. Uma escola com um programa funcional de minicidade, aberta à comunidade. Para além das salas de aula com um olhar sobre do rio Douro, um anfiteatro ao ar-livre, museu, biblioteca, posto médico, pavilhão desportivo a doze metros do solo, black-box para as artes... tudo preparado para abrir à população. Cerca de 10,000 m2 de área, onde os volumes se integram no lugar e recriam a textura , a luz, mantendo a identidade e o reforço do lugar.

Foi realizado uma sinopese em vídeo, do Conceito e do Modelo da Escola dos Sentidos. Vários investigadores e artistas de todo o mundo, estiveram presentes.

                                                              

Emily Vance, investigadora de educação norte-americana, visitou a Escola dos Sentidos, durante as obras e realizou um vídeo para a Universidade: